quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diretas Já (Poucas palavras)



Eleições Diretas (Diretas Já)
Diretas já,foi um movimento civil que reivindicou a volta das eleições diretas- cerceadas durante o regime militar (1964-1989)-para presidente e vice presidente no Brasil.Nesse meio de eleição os representantes são escolhidos diretamente pelo povo,por meio do voto.
Esse movimento teve inicio em 1983,no governo de João Batista Figueiredo,e se intensificou no ano seguinte com o apoio do principal partido de oposição na época,o PMDB,e até mesmo de um boca de dissidentes do PDS,a antiga Arena,o partido da situação.Conquistou ampla adesão popular,com passeatas e comícios por todo o país.
O inicio do movimento se deu a partir da emenda do deputado Dante de Oliveira,que defendia o retorno das eleições diretas para presidente.Recebeu apoio de vários políticos,como Ulysses Guimarães,que se tornaria o símbolo das Diretas Já,Franco Montoro,Tancredo Neves,Eduardo Suplicy,Fernando Henrique Cardoso,Luis Inácio Lula da Silva,Mario Covas e Leonel Brizola.
Também teve a participação de vários artistas e personalidades publicas,como os cantores Chico Buarque,Fafá de Belém , Gilberto Gil ,e a atriz Fernanda Montenegro.
A cor amarela era o símbolo da campanha,e o slogan,”Um,dois,três,quatro,cinco,mil,queremos eleger o presidente do Brasil”.Em abril de 1984,o Congresso Nacional votou a emenda do deputado Dante Oliveira,que foi rejeitada.
Tancredo Neves do PMDB foi o próximo candidato eleito por eleição indireta,mas recebeu o apoio das lideranças das Diretas já.Como Tancredo faleceu antes de assumir o cargo,José Sarney,o vice,tornou-se o primeiro presidente civil após a ditadura militar,que durou 1964 a 1985.
O Brasil teria eleições diretas para a presidência da Republica somente em 1989,quando Fernando Collor de Mello foi escolhido por voto popular.

Um comentário: