sábado, 17 de julho de 2010

Precisa-se de amigos!


            “Mais vale aquele que domina a si mesmo que aquele que conquista uma cidade.”
(Salmo)
A falta de controle proprio do ser humano, tem transtornado a sua vida social tornando-a ,insana e individualista.Onde está os valores? O que significa respeito? Por onde anda a empatia?Vivemos,infelizmente,bombardeados por atitudes cheias de insensatez e mesquinharia.O individualismo humano,a busca incessante por riquezas materias e status, perante a sociedade ,tem alienado o homem moderno tornando-o incapaz de ser sensivel ao que existe a sua volta.
A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!”(O pequeno principe, Antoine de Saint-Exupéry).
Cativar!Onde esta o interesse pelo outro?A globalização e suas tecnologias trouxe avanços significativos para a sociedade,mas criou um enorme abismo entre o que é indispensavel a vida humana,ter amigos.Hoje as pessoas costumam fazer amigos artificiais,aqueles que são apenas convinientes quando a nossa natureza necessita se relacionar por uma necessidade involuntaria, tendo a facilidade de após suprir a nossa necessidade apenas nos despedir ou então descarta-lo sem dá a menor importância ao que ele representou em um determinado momento da vida.A relação virtual é muito coviniente,pois trata-se de uma relação que esta sob o controle de quem necessita,mas isto já não acontece quando tratamos de cativar ,de lidar frequentemente com uma mesma pessoa, de olhar dentro dos olhos da mesma ,de conversar e ter a  atenção real de uma amizade, é isto que verdadeiramente faz a diferença.
Sem ter tempo de conhecer a si proprio ,o homem moderno tem vivido diversos disturbios neurologicos e psicologicos por não conhecer a si mesmo e desmerecer aqueles que existem a sua volta.Infelizmente a sua individualidade tem tornado distante aquilo que é tão simples e facil de perceber o valor de uma amizade.Reconhecer este problema é um grande passo para aqueles que pretendem se salvar deste abismo que se chama solidão.
            Cabe ao leitor fazer uma auto-analise sobre como anda sua vida reconhecer seus defeitos e aumentar suas qualidades,para a partir daí aprender a respeitar as diferenças alheias e suas peculiaridades aproximando-se daqueles que de alguma maneira lhe remete afinidade.Pois atraves deste dominio proprio você estara muito mais proximo de se cativar e cativar alguem,por que uma boa amizade e a felicidade não tem preço!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que é mais importante?

          Observando a compulsividade do brasileiro após a copa ,percebi que nas ruas ,nos escritórios,meios de comunicação e etc, não há outro assunto,todos só falam em copa do mundo.Convivemos um mês inteiro,com toda a euforia e decepção em torno deste evento mundial ,no final, pensando eu, que emfim terminou, inicia agora um ensejo maior do que a copa na Africa ,pois em 2014 quem sedia a copa é o Brasil,e o sentimento servil do povo brasileiro esta a flor da pele.
          Interessante como um esporte “aparentemente” simples consegue contagiar e transtornar o mundo em um evento que ocorre de 4 em 4 anos.No país como o Brasil ,cheio de diferenças sociais e inumeras situações entristecedora, o povo brasileiro ainda tem disposição e fé nas campanhas para copa do mundo.Seremos anfitriões em 2014 e vivemos cheios de espectativas ilusórias e orgulho de poder recepcionar uma copa em nosso país.A euforia e o orguho de sediar uma copa do mundo,cega as pessoas deixando-as tolas sem perceber a imunda politica que temos em nosso país,estamos em pleno ano de eleição e percebemos apenas preocupação com a copa ,do que com o futuro politico do Brasil.O povo não encherga as mancadas que candidatos a presidência tem cometido neste periodo enquanto ocorre a copa ,é inadimissivel!
         Chego até a acreditar em uma astúcia politica de aproveitar a euforia esportiva do povo brasileiro,pois trata-se do país do futebol,e estrategicamete faz questão de que a eleição presidencial coincida em periodo de copa do mundo, para que o fanatismo do futebol fale mais alto no povo brasileiro e haja uma cegueira mórbida entre todos sem perceber as mancadas e irregularidades desses que pretendem gerir o Brasil.
         Não desmereço o nosso movimento social de euforia e afeto ao futebol,pois também compartilho destes mesmos sentimentos com todos,o que apenas discordo desta “pseudo-alegria”,é o fato de estarmos sempre desligados com a politica,sem perceber detalhes importatissimos para escolher um candidato hábil capaz de gerir bem a nossa nação,evitando um futuro triste e mediocre para as novas gerações.

sábado, 10 de julho de 2010

Dizer Sim ou não?


         
        Esta é minha primeira postagem neste blog.Como definir em meu perfil,a minha pretenção com o mesmo ,é exercitar minha capacidade de escrever assuntos frequentemente debatidos nos meios de comunicação ,torna-se uma maneira habil de praticar a reflexão constante ,sendo uma base para o meu trabalho final de graduação.


  Iniciarei minha primeira postagem falando de uma situação curiosa que aconteçeu comigo.
        No meu horario de almoço que tenho todo santo dia ,tive vontade de comer algo diferente estava sem fome e resolvi lanchar,parei num carrinho que vende todos os tipos de salgados ,e pedi um risoli de frango com catupiri,quando me deparei com um menino que me perguntou se eu queria  comprar chicletes,automaticamente disse “não”!Ele saiu e logo após alguns minutos retornou ,bateu em minha perna e falou: tio me dá uma coxinha? O meu psicologico treinado a falar “não”!Iria falar “não” ,mas a minha emoção se sobresaiu e me fez sensível a situação ,disse “sim” e comprei a coxinha.

        Depois desta situação pensei ,pensei …por que falaria “não” para aquela criança,se o valor da coxinha era insignificante pro meu bolso e ela concerteza estava com fome?Ai constatei que eu estava programado a dizer “não”,mesmo que a situação me obrigasse a dizer “sim”.Nos seres humanos temos uma facilidade natural a dizer “não” ,eu particularmente costumo exercitar muito esta palavra .Em uma ultima relação amorosa que tive ,a pessoa que me acompanhava reclamava que eu falava 10 “não” para dizer 1 “sim”.E esta reflexão invadiu o meu pensar ,"como as horriveis musicas de pagode baiano”, e cheguei a conclusão da não conclusão de  por que digo "não".

        Um filme recente de Jim Carrey ,Yes man ,que na versão nacional teve o nome: Sim Senhor!Fala sobre uma situação parecida com a minha indagação.O filme fala de um homem que costumeiramente falava “não” a tudo e a todos , mudando ,depois de uma determinada situação, sua vida quando passou a usar a palavra “sim” .O filme é muito engraçado,mas todo o sarcasmo que envolve o enrredo faz com que o telespectador reflita sobre a importância de uma simples atitude em determiadas situações, dizer “sim”!

        “Sim ou não”? Esta é a duvida que costumo ter quase que frequentemente quando a vida me obriga a decidir.Costumeiramente digo “não” a quase tudo na vida,porque infelizmente somos bombardeados  com  situações,contextos e pessoas falsas, que sempre se aproveitam da boa vontade alheia para explorar.Este talvez ,seja um argumento convincente para explicar a nossa autodeterminação em dizer “não” ,mas fazendo uma analise pessoal e percebendo a gravidade da questão,será justo conosco,pensar e ponderar a nossa autodeterminação de dizer “não” passando a dizer “sim” para aquilo que nos represente paz de espirito e reflita para outras pessoas bons fluidos enérgicos ,pois não estamos estáticos no mundo somos responsáveis direta ou indiretamente pela felicidade alheia,então vamos ser felizes ,fazendo alguém feliz,diga “sim”!