sábado, 17 de julho de 2010

Precisa-se de amigos!


            “Mais vale aquele que domina a si mesmo que aquele que conquista uma cidade.”
(Salmo)
A falta de controle proprio do ser humano, tem transtornado a sua vida social tornando-a ,insana e individualista.Onde está os valores? O que significa respeito? Por onde anda a empatia?Vivemos,infelizmente,bombardeados por atitudes cheias de insensatez e mesquinharia.O individualismo humano,a busca incessante por riquezas materias e status, perante a sociedade ,tem alienado o homem moderno tornando-o incapaz de ser sensivel ao que existe a sua volta.
A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!”(O pequeno principe, Antoine de Saint-Exupéry).
Cativar!Onde esta o interesse pelo outro?A globalização e suas tecnologias trouxe avanços significativos para a sociedade,mas criou um enorme abismo entre o que é indispensavel a vida humana,ter amigos.Hoje as pessoas costumam fazer amigos artificiais,aqueles que são apenas convinientes quando a nossa natureza necessita se relacionar por uma necessidade involuntaria, tendo a facilidade de após suprir a nossa necessidade apenas nos despedir ou então descarta-lo sem dá a menor importância ao que ele representou em um determinado momento da vida.A relação virtual é muito coviniente,pois trata-se de uma relação que esta sob o controle de quem necessita,mas isto já não acontece quando tratamos de cativar ,de lidar frequentemente com uma mesma pessoa, de olhar dentro dos olhos da mesma ,de conversar e ter a  atenção real de uma amizade, é isto que verdadeiramente faz a diferença.
Sem ter tempo de conhecer a si proprio ,o homem moderno tem vivido diversos disturbios neurologicos e psicologicos por não conhecer a si mesmo e desmerecer aqueles que existem a sua volta.Infelizmente a sua individualidade tem tornado distante aquilo que é tão simples e facil de perceber o valor de uma amizade.Reconhecer este problema é um grande passo para aqueles que pretendem se salvar deste abismo que se chama solidão.
            Cabe ao leitor fazer uma auto-analise sobre como anda sua vida reconhecer seus defeitos e aumentar suas qualidades,para a partir daí aprender a respeitar as diferenças alheias e suas peculiaridades aproximando-se daqueles que de alguma maneira lhe remete afinidade.Pois atraves deste dominio proprio você estara muito mais proximo de se cativar e cativar alguem,por que uma boa amizade e a felicidade não tem preço!

Um comentário:

  1. Eu sempre soube que era inteligente, mas me surpreende cada dia mais! vc é um bom amigO!

    ResponderExcluir