Desde a semana passada estamos perplexos, com as noticias sobre o terremoto catastrófico que ocorreu na sexta feira no Japão. Muitos religiosos devem estar desesperados a dizer que este acontecimento é indicio do fim do mundo e etc. e tal, mas estas manifestações da natureza sempre ocorreram à diferença é que atualmente existem espaços ocupados em um curto limite territorial que tornam estas manifestações naturais tão perceptíveis,diferente dos tempos antigos em que não tínhamos tantos habitantes.
A teoria da tectônica de placas mostra o sentido natural desta manifestação da natureza. A crosta terrestre, que é a parte externa da terra o espaço onde vivemos, ela flutua sobre um substrato pastoso chamado magma. Imagine um gigantesco iceberg movendo-se lentamente no oceano. O iceberg seria a crosta terrestre, e o oceano o substrato magmático. As placas tectônicas que compõe a crosta terrestre se deslocam horizontalmente, em seus limites externos, provocando a ocorrência de varias deformações e fenômenos, como dobramentos, falhas, vulcanismos e terremotos.
O que nos interessa entender em curto prazo são os terremotos. A catástrofe no Japão foi ocasionada por um terremoto que alcançou um índice de 8,9 na escala Richter, seguido por um enorme tsunami, registrando-se como sétimo pior terremoto da história mundial, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS).Como surgem os terremotos?Quais os fatores que influenciam sua intensidade?Vou tentar sintetizar.
Os movimentos naturais da crosta terrestre, como visto na teoria da tectônica de placas,se propagam em vibrações.Estas vibrações podem ser percebidas de forma direta pelas pessoas ou por meio de instrumentos especiais chamados :sismógrafos
Estes movimentos naturais da crosta terrestre chamamos de terremoto.Os fatores que mais influem na intensidade do terremoto é a distancia entre o local de origem do terremoto(hipocentro ou foco) e o local onde ele se manifesta (epicentro) e a heterogeneidade das rochas.Quanto maior a distancia,menor a intensidade e,quanto mais resistentes as rochas,menores os danos.
A propagação da energia resultante entre o movimento das placas tectônicas,teve como conseqüência o surgimento de uma onda gigante, tsunami,que devastou a costa leste e nordeste do Japão.
Espero ter conseguido sintetizar e orientar de forma rápida e simples a curiosidade do leitor sobre o sentido cientifico desta triste catástrofe que esta sendo noticiada diariamente nos meios de comunicação. Para maiores informações deixarei abaixo algumas referências bibliográficas sobre o assunto. Aguardo duvidas ou comentários.
Referências:
- Coelho, Marcos Amorim. Geografia geral: o espaço natural e sócio econômico: ensino de 2º grau. São Paulo: Moderna. 1992.
- Tsunami no Pacífico, 2011. Disponível em:< http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/entenda-o-terremoto-que-atingiu-o-japao.html>.Acesso em: 11 março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário