terça-feira, 28 de agosto de 2012

Carisma elege candidato?




Lendo a matéria do Jornal Metro  http://www.metro1.com.br/eleicoes/?varTarget=noticia&idNoticia=9647, me deparei com a notícia de que ex-jogadores e torcedores do Bahia se candidataram para a ocupação do cargo de vereador da Prefeitura Municipal de Salvador.

Um deles é o torcedor Binha de São Caetano (PRP) e o outro é o popular Risadinha (PMDB). Os outros dois fazem parte da história do clube: Ronaldo Passos, goleiro campeão brasileiro em 1988; e Beijoca, atacante que deixa saudade entre os tricolores.

São pessoas populares, com grande empatia, mas será que isso é o suficiente para pleitear um cargo para a Prefeitura da nossa cidade?

Se você buscar no Google qual a função do vereador, você vai encontrar no site da Câmara dos Vereadores de Joaçaba a seguinte afirmativa: “... O vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo.
Então, com base no conceito da função, será que os mesmos estão capacitados para tal feito?

É relevante que enquanto representante do povo, realmente se faça necessário ter proximidade e empatia com o próprio para representá-lo da melhor forma, mas também é necessário lembrar que se faz imprescindível o conhecimento específico a respeito do cargo que se deseja exercer.

Afinal de contas, caro eleitor, será ele o responsável por identificar os problemas no Município que afetam as nossas vidas, o encarregado de encontrar, por meio da criação de leis, alternativas que solucionem tais problemas, trazendo melhorias para o bem-estar da população local e também será o fiscalizador do dinheiro pago por nós, cidadãos, à Prefeitura através do recolhimento de impostos.

Por isso, muito cuidado ao escolher seu candidato, pois assim como beleza não põe mesa, carisma e popularidade também não, assim como uma empresa não contrata um funcionário somente por boa aparência, nós eleitores não devemos votar somente por carisma.

A nossa Cidade enfrenta graves problemas como a construção desenfreada de imóveis que estão agredindo fortemente o nosso meio ambiente, os intermináveis “engarrafamentos” que temos que encarar devido à compra inconsequente de automóveis por causa da falta de um transporte público de qualidade, a exposição de resíduos em locais de grande circulação devido à redução de 40% do serviço de coleta de lixo, feita pelo Senhor João Henrique, sem contar com a insuficiência de investimentos na saúde e educação de base, causando, respectivamente, grandes filas nos postos de saúde e futuros profissionais com baixa qualificação, com grandes dificuldades de empregabilidade.

Acho melhor parar por aqui senão esse artigo pode virar uma monografia. Então, assim como não se escreve sobre o que não se sabe, não se exerce uma boa função se não se tem conhecimento específico para o cargo.

Quem precisa de carisma é Palhaço e Miss Universo. Político precisa de postura e conhecimento. Postura para defender as causas do povo e conhecimento para saber como defendê-las. Diga não você também as eleições para “Miss Vereador”, vamos votar em gente consciente que saiba defender a gente!

Por fim, é isso!

Por Bruna Laranjeira.

Referências:

Um comentário:

  1. Sabe as vezes acredito que a ficção está se confundindo com a realidade,pois quando penso que já vi de tudo sempre tem um pouco mais para se olhar.Agora veja,um monte de babacas que mal sabe ler querem representar o povo.Agora mais babacas seremos nós se colocarmos esses asnos como nossos representantes.

    ResponderExcluir