quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Comunismo (Poucas palavras)


Comunismo
Defende a paridade social,como o socialismo,o comunismo é um sistema político e econômico que visa a consolidar a absoluta igualdade de direitos  deveres entre as pessoas e a abolir as classes sociais e o Estado-que passa a ser apenas um administrador.
Os meios de produção,fabricas,fazendas,minas,deve ser coletiva,e a riqueza,dividida igualmente.O governo controla as industrias,o comercio,os meios de transporte,os bancos,mas as decisões políticas e econômicas são tomadas democraticamente,com a participação popular.
Karl Marx e Friedrich Engels,dizia que,o comunismo seria o estágio mais avançado da evolução social,que teria inicio com o socialismo e a tomada do poder pelo povo.Seria uma sociedade ideal,sem exploração,sem propriedade privada e isenta de diferenças sociais.

Diretas Já (Poucas palavras)



Eleições Diretas (Diretas Já)
Diretas já,foi um movimento civil que reivindicou a volta das eleições diretas- cerceadas durante o regime militar (1964-1989)-para presidente e vice presidente no Brasil.Nesse meio de eleição os representantes são escolhidos diretamente pelo povo,por meio do voto.
Esse movimento teve inicio em 1983,no governo de João Batista Figueiredo,e se intensificou no ano seguinte com o apoio do principal partido de oposição na época,o PMDB,e até mesmo de um boca de dissidentes do PDS,a antiga Arena,o partido da situação.Conquistou ampla adesão popular,com passeatas e comícios por todo o país.
O inicio do movimento se deu a partir da emenda do deputado Dante de Oliveira,que defendia o retorno das eleições diretas para presidente.Recebeu apoio de vários políticos,como Ulysses Guimarães,que se tornaria o símbolo das Diretas Já,Franco Montoro,Tancredo Neves,Eduardo Suplicy,Fernando Henrique Cardoso,Luis Inácio Lula da Silva,Mario Covas e Leonel Brizola.
Também teve a participação de vários artistas e personalidades publicas,como os cantores Chico Buarque,Fafá de Belém , Gilberto Gil ,e a atriz Fernanda Montenegro.
A cor amarela era o símbolo da campanha,e o slogan,”Um,dois,três,quatro,cinco,mil,queremos eleger o presidente do Brasil”.Em abril de 1984,o Congresso Nacional votou a emenda do deputado Dante Oliveira,que foi rejeitada.
Tancredo Neves do PMDB foi o próximo candidato eleito por eleição indireta,mas recebeu o apoio das lideranças das Diretas já.Como Tancredo faleceu antes de assumir o cargo,José Sarney,o vice,tornou-se o primeiro presidente civil após a ditadura militar,que durou 1964 a 1985.
O Brasil teria eleições diretas para a presidência da Republica somente em 1989,quando Fernando Collor de Mello foi escolhido por voto popular.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Socialismo (Poucas palavras)




Socialismo
Sistema político e econômico que defende a igualdade social e a divisão de riquezas.A propriedade deve ser publica e coletiva.As ideias socialistas ganharam força no século 19,quando o sistema foi apresentado como alternativa para acabar com as diferenças econômicas e sociais geradas pelo capitalismo.
Esse sistema criticam as más condições de trabalho,os baixos salários e as longas jornadas nas empresas capitalistas.Propõe a eliminação da propriedade privada dos meios de produção,característica o capitalismo,a divisão de renda e a tomada do poder pelos trabalhadores.

O socialismo na Rússia

O primeiro pais a se tornar socialista,foi a Rússia em 1917 com a Revolução Russa.No período da Guerra Fria,momento em que as nações estavam divididas em polos de influência dos Estados Unidos e da União Soviética,o sistema socialista ganhou força.Vários países do leste Europeu,além de China e Cuba,também aderiram ao socialismo.Esse sistema só veio perder espaço em 1991,com o fim da União Soviética.Atualmente,China,Vietnã,Coreia do Norte e Cuba mantêm o regime socialista,mas com modificações estruturais,como a abertura econômica.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Capitalismo (Poucas palavras)


Poucas palavras é a intenção de uma serie de postagens que pretendo publicar aqui nesse blog.A proposta é sintetizar conteúdos cotidianos de constantes abordagens nos meios de comunicação com relação a geopolítica,economia e sociedade.Espero que o caro leitor goste das postagens e comente sempre que possível pontuando e sugerindo correções e novas propostas para este canal de comunicação.

Capitalismo

Ordem político-econômica na qual a propriedade dos meios de produção,industrias e fabricas,é do poder privado,e o valor dos bens e serviços é determinado pela lei da oferta e da procura,com mediação limitada do Estado.Os lucros são distribuídos entre os proprietários ou investidos em tecnologia e industrialização gerando mais lucro.
Esse sistema consolidou-se com a Revolução Industrial,no século XVIII,momento em que o modo de produção ganhou novas tecnologias,reformulando as relações de trabalho e a acumulação de capital e outros bens.Atualmente, é o sistema econômico vigente no mundo;apenas Cuba,China,Coreia do Norte,Laos e Vietnã são considerados socialistas,embora já demonstrem sinais de mudanças, consequência da abertura econômica,no entanto não perdem sua força de Estado.Do outro lado,estão os países capitalistas,nesses países a intervenção do governo é mínima,as chamadas economias de mercado.Exemplos:Estados Unidos e Reino Unido. 


Arena Fonte Nova, nosso ouro de tolo!



Passando de coletivo, pela grandiosa obra baiana da Arena Fonte Nova,durante algumas semanas, percebi um certo fascínio entre as pessoas que estão no mesmo coletivo em que me encontro quando passo pela obra.Singelamente fico observando e percebo os olhares de alguns que imaginavelmente devem pensar:”Que obra fantástica!” “Iremos sediar a copa mesmo,não acredito!” “Tá muito bom !” Isso são apenas algumas especulações da minha mente sobre a forma de olhar de cada um deles. Então eu me pergunto,será que Salvador precisa de mais estádios?De mais times de futebol? Ou será que precisamos de mais investimento na educação? De mais assistência à saúde? Ou de uma verdadeira mobilidade urbana? Eu fico imaginando coisas e logo associo a outras fontes,assim  associei tudo a uma musica de Raul Seixas,nosso criativo musico baiano, e em cima de uma de suas canções,”ouro de tolo”,criei uma parodia para mostrar o que penso sobre toda essa ilusão e fomentar em vocês,caros leitores,uma reflexão sobre o assunto.Vamos pensar um pouco...
Ouro de Tolo  parodia (Arena Fonte Nova,nosso ouro de tolo!)
Eu devia estar contente
Pois terei um grande estádio
E assim sediaremos a copa do mundo
Para ver a nossa seleção.
Eu devia agradecer ao Senhor
Por termos conseguido
Sediar um evento dessa magnitude
E nesse estádio assistiremos
muitos jogos...
Eu devia estar alegre
E satisfeito
Por morar em salvador
E sofrer diariamente no engarrafamento
No ônibus lotado e ficar esperando no transito mais ou menos 2 horas.
Ah!
Eu devia estar sorrindo
E orgulhoso
Por ter finalmente concluído a
obra de 6 km de metro em salvador
E que funcionará antes da copa.
Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo isso em minha cidade
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado...
Porque a acomodação e alienação
de todos que dizem: "e daí?"
Eu tenho que
Fazer minha parte e sugerir soluções
Pois não posso ficar aqui parado...
Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Prá ir com a família
No parque de pituaçu
Apreciar toda a paisagem..
Ah!
Mas não posso ficar tranquilo em meu passeio
Pois a insegurança e o descaso com o parque
Me deixa um tanto desanimado
É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
E que não pode mudar sua cidade...
E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...
Eu que não me sento
Na frente da teve assistindo o horário político
Dando ibope a incompetência e a mercenários

Porque longe das cercas
Politizadas
Que separam o país
A mudança começa
Na atitude de fazer sua parte
E mudar sua própria realidade.
Ah!
Eu que não me sento
Na frente da teve assistindo o horário político
Dando ibope a incompetência e a mercenários

Porque longe das cercas
Politizadas
Que separam o país
A mudança começa
Na atitude de fazer sua parte
E mudar sua própria realidade

domingo, 9 de setembro de 2012



Em alguma situação a  MULHER teria culpa em um caso de estupro ?????

Desde o dia 31 de agosto, vem sendo divulgado nos principais meios de comunicações do país,  o caso  dos intergentes da banda de pagode New Hit, que estão  sendo acusado de  cometerem,  no ônibus da própria banda,  violência sexual  (estupro) contra duas  adolescentes da cidade de Ruy Barbosa  (BA), após  a realização o show em   Feira de Santana (BA) . 
Com as diversas divulgações realizadas pela mídia e por se tratar de artistas, rapidamente o caso tornou-se pauta de conversas entre amigos de diferentes faixas etárias e em vários  locais  como:  escolas,  pontos de ônibus,  mesa de bar e outros locais propícios.  Porém, pude constatar que, independentemente da idade ou local que as conversas eram realizadas, sempre terminavam em um consenso: o errado dessa historia toda foram as meninas  por ter entrado no ônibus.  

Afinal de contas caros leitores, a culpa de um estupro é da vitima, ou simplificando, é da mulher? Será que uma mulher que gosta de vestir roupas curtas e caso ela seja estuprada, a culpa seria dela? E as mulheres que passam dos limites quando estão bêbadas, caso sejam estupradas a culpa seria delas?  Caso certas mulheres entrassem em um ônibus cheio de homens, daria o direito a eles de estupra-las?

Ao Levantar esses questionamentos, não estou querendo sentenciar o caso da banda, mas apenas querendo chamar atenção  aos discursos machista que ainda   insistem em continuar aparecendo em nossa sociedade. Principalmente quando é reproduzido pelas próprias mulheres.  Discurso esse  que ao longo da nossa historia foi responsável por reprimir mulheres tanto  fisicamente quanto  psicologicamente, sem nem um tipo preocupação com o bem estar delas.

É importe salientar que, mesmo que uma vitima de estupro tenha remado a sua vida toda contra as normas pré-estabelecidas pela sociedade para as mulheres, não dá o direito de qualquer homem tomar uma  conduta desumana e que muito menos a sociedade venha culpa-la de ser a  principal responsável do atentado .

Finalizo esse pequeno artigo colocando o significado da palavra NÃO, que quer dizer: não autorizado, não permitido.  Portanto é necessário que de fato levantemos a verdadeira bandeira quando se tratar desse caso, que é: a culpa de qualquer estupro nunca é da vitima e sim do estuprador.  E como se trata de um crime, o verdadeiro culpado merece ser punido, que no caso da lei penal brasileira é de 6 à 10 anos de reclusão, e se tratando  de vitimas menores, a pena é elevada. 






Autor : Renald Santana  

Referências: