quarta-feira, 19 de junho de 2019

5 Curiosidades sobre oceanos que você possivelmente desconhecia




Fantásticos pela sua magnitude, pelo seu tamanho, por eles cobrirem 70% da superfície do planeta e por toda a quantidade de vida não explorada em sua profundidade. Os oceanos povoam o imaginário de muitas pessoas por suas lendas e mistérios, há ainda muito o que se descobrir sobre os oceanos. Observe  abaixo as cinco curiosidades sobre oceanos que você possivelmente desconhecia.

1. Será que eles são azuis ?

Os oceanos não são azuis. O fato dos oceanos terem essa coloração se deve ao papel do Sol, a sua incidência de luz sobre a superfície do mar geram o efeito que observamos através da Costa. As luzes mais claras ,irradiadas pelo sol,  como vermelho e laranja são absorvidos rapidamente pela superfície enquanto as ondas azuis então mais fundo no mar. Isso dá a sensação de coloração azulada sobre os demais tons aos nossos olhos. Observe que em algumas ilhas a  tonalidade aparenta ser esverdeada por conta flora marinha que possui pigmentos amarelados, como algas e bactérias os quais modificam a equação final : azul+ Amarelo = Verde.

2. Sabia que a internet depende do mar?

Somos limitados a observar a infraestrutura da internet através dos nossos cabos de provedor que sai da parede. Mas há muito mais por trás disso. Spotify YouTube e outras plataformas de streamer, trafegam por cabos estendidos ao longo de milhares de quilômetros no fundo dos oceanos. Assim, sem essas grandes conexões não teríamos o filme ou série que costumamos assistir.

3. Uma grande quantidade de riqueza existe no fundo do mar

Sabia que hoje no fundo do mar, há o equivalente a 2,5 quilos de ouro para cada habitante do planeta? Ou seja, 20.000.000 de toneladas de ouro estão incrivelmente no fundo dos oceanos, porém não é possível extrair-los em por conta da sua diluição no fundo do mar, algo em torno de 13 bilionésimos de grama de ouro para cada litro de água do mar. O ouro sólido que existe no fundo dos oceanos está entre rochas do leito oceânico tornando a tarefa de garimpar esse ouro difícil e muito cara.

4. Os oceanos nos mantém respirando

Lembra-se do jargão popularmente conhecido que atribui a Amazônia como "pulmão do mundo"? Esse título é de mérito dos oceanos. Os fitoplânctons, algas marinhas e os plânctons de  alga, são os responsáveis por 70% de todo o oxigênio produzido para a superfície. Os fitoplânctons tão pequenos e numerosos que introduzem, sozinhos, muitas toneladas de oxigênio na atmosfera.

5. Há rios e lagos abaixo da superfície

A água extremamente salgada acumulada no fundo do oceano, por ser mais densa do que ao redor acaba formando rios ou lagos nitidamente divididos. Muitos deles são tão parecidos com rios de verdade que tem ate margens, correntes e ondas. Nesses ambientes ocorre o fenômeno raro em que as bactérias convertem o metano da água salgada em energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário